30/06/2013

Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante , incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.


ZONA URBANA E ZONA RURAL: Você sabe a diferença entre zona urbana e zona rural? Há pessoas que moram na cidade, outras que moram no campo. As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

 

   Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.
   Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros.
   A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade.
As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc.
As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalham cuidando da lavoura e do gado.
As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Ela trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos. Quem cria os animais como bois, cavalos, cabras, porcos, aves são chamadas pecuaristas.
As formas de diversão e distração das pessoas variam muito de um lugar par o outro. É muito importante que todas as pessoas procurem se divertir e distrair para poder manter a saúde mental e física.
    Nas cidades há formas para as pessoas se distraírem: cinemas, teatro, zoológico, parques, televisão, etc.
     No campo, onde a vida é mais simples e não existem muitas escolhas para diversão, as pessoas se divertem pescando, andando a cavalo, tomando banho de rio, cachoeira, freqüentando rodeios, bailes, etc.
  Na cidade ou no campo as pessoas podem se distrair lendo bons livros, fazendo passeios a pé, conversando.

23/06/2013

ATIVIDADES INFANTIS: NA EDUCAÇÃO INFANTIL TRABALHAMOS COM MUITAS MÚSICAS, DATAS COMEMORATIVAS E HISTÓRIAS . SEMPRE APROVEITAMOS PARA EXPLORAR A CRIATIVIDADE DE NOSSAS CRIANÇAS.










Educação Infantil e suas abrangências.Educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses.

   No Brasil considera-se como educação infantil  o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". O equipamento educacional que atende crianças de 4 a 6 anos se chama "pré-escola". 
  Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.  


18/06/2013

Política de Privacidade do Blog


Cantinho do Conhecimento
Foto retirada daqui

Usuários poderão navegar por este blog para obter informações e notícias sobre ensino fundamental, demais áreas da educação e os produtos e serviços oferecidos sem fornecer informações pessoais.
A política de privacidade busca esclarecer como as informações pessoais coletadas serão utilizadas. 
"Este blog: Cantinho do Conhecimento, pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas.
Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.

Os cookies que são utilizados neste blog podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios no Cantinho do Conhecimento

Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feitas a este blog.

Você pode desativar o cookie DART visitando a Política de privacidade da rede de conteúdos e anúncios do Google. 
Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador".

Este blog respeita e procura responder todos os e-mails enviados.
Após a leitura este blog apaga todos os endereços de e-mail enviados.
Este blog afirma que não utiliza e-mails para políticas de Spam ou de envio de e-mails indesejados.

Este blog se compromete em responder aos comentários diretamente nos blogs que aqui comentaram.

Este blog se compromete em seguir a todos que nos sigam, desde que deixem um link para visitações.
Este site não se responsabiliza pelo conteúdo, promessas e veracidade de informações dos banners colocados pelos seus patrocinadores.

Toda a responsabilidade é dos anunciantes.

Os termos da política de privacidade estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Att.: Janaína.


11/06/2013

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS :ALGUNS TEXTOS COM DESCRITORES

Ø      D14. Identificar assunto de um texto.

Leia o texto e marque a resposta certa.
Fique atento! Não vale ler em voz alta.

Toda criatura viva cumpre um papel dentro do ambiente em que vive. Até mesmo os tubarões. Diferente do que muita gente pensa, a maioria dos tubarões não oferecem perigo ao homem. Como outro animal qualquer, eles devem ser mais conhecidos, inclusive para a gente não sair espelhando por aí que tubarão serve mesmo é para fazer estrago.
Ciência Hoje na Escola 2: Bichos, Rio de Janeiro, 1996. (Fragmento adaptado).

Risque o quadrinho que mostra sobre o que o texto fala.
Alimentação do tubarão.
Estragos que o tubarão faz.
Importância de salvar o tubarão branco.
Necessidade de conhecer mais os tubarões.

             

D17. Reconhecer os usos sociais da ordem alfabética.
1. ALICE
2. DAVI
3. MARISA
4.
5. ROSANA
Seguindo a ordem alfabética, o nome que falta na lista é:
BRUNO.
LUCAS.
PEDRO.
TIAGO.

D18. Identificar gêneros textuais diversos e sua finalidade

LAÍS:
PARABÉNS.
MUITOS ANOS
DE VIDA.
30-05-05
WENDER

APRESENTAR UMA NOTÍCIA.
CONTAR UMA PIADA ENGRAÇADA.
CONVIDAR PARA UM ANIVERSÁRIO.
DAR PARABÉNS A ALGUÉM.

D19. Formular hipóteses


    Ø  A morte da galinha nanica
Irmãos Grimm
Era uma vez uma galinha nanica que foi a um bosque de amendoeiras com o galo nanico e os dois combinaram que cada um que encontrasse uma amêndoa a dividiria com o outro.
Numa manhã, aconteceu que a galinha encontrou uma amêndoa, mas nada disse ao galo, pois tinha a intenção de comer a amêndoa sozinha. A amêndoa, porém, era tão grande que...

a galinha e o galo começaram a gritar cada vez mais alto.
a galinha e o galo brigaram a tarde inteira.
a galinha ficou perdida no bosque e não conseguiu voltar para casa.
a galinha não conseguiu engolir e ficou entalada com a amêndoa na garganta.


       D26. Escrever frases/textos

Interpretação pedagógica
O bicho
vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985.
O que motivou o bicho a catar restos foi
A) a própria fome.
B) a imundice do pátio.
C) o cheiro da comida.
D) a amizade pelo cão.

07/06/2013

TEXTO INFORMATIVO


NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________         
Objetivo: conhecer um pouco sobre Esopo, trabalhar aspectos importantes de sua biografia e explorar características presentes nas fábulas.


Esopo

     Fabulista grego, nascido por volta de 620 a.C., tornou-se célebre por suas fábulas, chegando a ser conhecido em todas as literaturas.
     De acordo com historiadores, Esopo teria nascido na Frigia e trabalhava como escravo em uma casa. Alguns outros detalhes são citados em biografias de Esopo, porém não é possível comprovar a veracidade de tais fatos. Dizem alguns que ele era gago, corcunda e muito miúdo. Outros, que tinha um aspecto feio. Todos concordam que ele era extremamente inteligente. Seu bom senso e esperteza deixavam todos espantados. Em muitas situações, gostava de dar conselhos, contando suas fábulas.
     As primeiras versões escritas das fábulas de Esopo datam do século III d. C. Muitas traduções forma feitas para várias línguas, não existindo uma versão que se possa afirmar ser a original.
     Antes do invento da impressão, as fábulas de Esopo eram ilustradas em louça, em manuscritos ou até em tecidos.
     Algumas características das fábulas de Esopo:
- narrativas curtas, bem-humoradas e relacionadas ao cotidiano;
- linguagem simples;
- conselhos simples sobre lealdade, generosidades e virtudes do trabalho;
- moral representada por um pensamento;
- personagens animais que apresentam comportamento humano.

Trabalhando com o Texto

1.     O texto fala de uma data aproximada para o nascimento de Esopo. Qual é essa data? A qual século ela corresponde?
Resposta: ___________________________________________

2.     Procure no dicionário o significado das palavras abaixo e anote-os:
a.     Célebre: ____________________________________________
b.     Biografia: __________________________________________
c.      Veracidade: ________________________________________
d.     Manuscritos: _______________________________________
Dicionário consultado: _______________________________

3.     Use o significado das palavras que você encontrou para substituir as palavras em destaque abaixo. Rescreva cada uma das frases com o significado encontrado:

a.     Esopo tornou-se célebre por suas fábulas.
___________________________________________________
b.     A biografia de Esopo não é totalmente correta.
___________________________________________________
c.      Não é possível comprovar com veracidade os fatos.
___________________________________________________
d.     As fábulas eram ilustradas em manuscritos.
___________________________________________________


4.     Pesquise uma fábula de Esopo e escreva-a abaixo. Não se esqueça de colocar a moral no final!

MAIS TAREFAS... RECORDANDO UM POUQUINHO DO PORTUGUÊS E DA MATEMÁTICA.

                            -TAREFA-

 1-Desenhe os Q.P. arme,efetue e represente as operações:

a- 81-29=         b-45+48=            c-74-25=

d-18+36 =         e-72-48=            f- 47+26=


2- Escreva os resultados  das operações por extenso:

3-Pluralize as frases:

A-   A cigarra cantou muito.
B-   O burrinho levou a carroça para a plantação de beterraba.
C-  O terreno estava com o material da construção.
D-  O curral está sujo.
E-   A jarra de suco quebrou.
F-   O cachorro foi preso com a corrente.

   4-Copie ,separe em sílabas e classifique as palavras grifadas do n- 3.


   5- Estude os fatos.  Assinatura:

MODELO DE TAREFA : AS TAREFAS DEVEM SER OBJETIVAS E SEMPRE REVISAR AQUILO QUE TRABALHAMOS NA SALA DE AULA.

-TAREFA-
1- Arme e  efetue com atenção:
a-28 +67=    b- 95-36=   c- 76-29=    d-39+17=

e- 46-28=     f- 27+34=   g-71-26=    h-59+16=

i-38-19=        j-18+19=    k-82-15=   l-15+46=

m-51-27=       n-49+52=  o-93-24=    p-59+17=

2-Coloque os resultados na ordem crescente.

3-Decomponha de dois modos os resultados pares.

4-Transforme as frases afirmativas em frases negativas.
·      As criança  chegaram tarde.

·      As gotinhas subiram para as nuvens.

·      O burrinho é muito trabalhador.

·      A cigarra fez muitos doces.

·      O dia está muito frio.


5-Estude os fatos todos os dias .Assinatura:

SABER OS PASSOS DAS OPERAÇÕES É ESSENCIAL NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Nome:___________________________________  Data: ___________



Resolva as operações:



        3  4  7
   + _4  6  2_






   4    3  3
    +  2  9  8_


    5    2  5
   + _1  7  5_


   4    3  9
  + _2  2  0_


4    7  8
  + ___4  6_




5     7  2
  + _2  6  0_
 




       6    4  6
  + _3_8  9_


   4    7  7
   +  1 9  8_



5    4  9
   - _2  3  6_





5    4  3
   -   3  2  1_


6    5  4
  - _ 6  7  1_


6    3  4
  - _ 2  1  7_



1    6  4
   - _1  1  7_





7    4  0
  -   4  3   6_


2    3  1
   - _1  1  5_


8    0  4
  -  _5  3  5_


FALAR SOBRE AS FADAS FAZ BEM A NOSSA IMAGINAÇÃO : O TEXTO ABAIXO TAMBÉM TRAZ A INTERPRETAÇÃO E O USO DO DICIONÁRIO.

Caixa de texto: Nome: ________________            Data:___/___/______A Fada Oriana
Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e muito bonita. Vivia livre, alegre e feliz, dançando nos campos, nos montes, nos bosques, nos jardins e nas praias.
 Um dia a Rainha das Fadas chamou-a e disse-lhe:
          - Oriana, vem comigo.
         E voaram as duas por cima de planícies, lagos e montanhas. Até que chegaram a um país onde havia uma grande floresta.
          - Entrego-te esta floresta. Todos os homens, animais e plantas que aqui vivem, de hoje em diante ficam à tua guarda. Tu és a fada desta floresta. Promete-me que nunca irá  abandoná-la, disse a Rainha das Fadas
         Oriana concordou e prometeu que nunca abandonaria a floresta.
        E daí em diante Oriana ficou a morar na floresta. De noite dormia dentro do tronco de um carvalho. De manhã acordava ainda antes das flores e dos pássaros. O seu relógio era o primeiro raio de sol. Porque tinha muito que fazer. Na floresta todos precisavam dela. Era ela que alertava os coelhos e os veados da chegada dos caçadores. Era ela que regava as flores com orvalho. Era ela que tomava conta dos filhotes doentes. Era ela que libertava os pássaros que tinha caído nas ratoeiras.
          À noite, quando todos dormiam, Oriana dançavam com as outras fadas.
Interpretação
        Qual é o nome próprio da personagem principal do texto?
______________________________________________________

2.   Quem chamou a Oriana?
______________________________________________________

3.   Por onde voaram Oriana e a Rainha das fadas?
______________________________________________________

4.   O que pediu a Rainha das fadas à Oriana?
______________________________________________________

5.   Quais eram as tarefas da fada Oriana?
______________________________________________________

6.   Como sabia a Oriana que já estava na altura de ir “trabalhar”?
______________________________________________________

7.   Descreva a Fada  Oriana.(Como ela é).
______________________________________________________
______________________________________________________

8.   Retira uma frase do texto que diga o que a Oriana fazia à noite.
Trabalhando com dicionário:
Consulte seu dicionário e marque a resposta correta:
Planícies é o mesmo que:
a-(  ) montanhas    b-(  )terreno plano     c-(  ) rios
Carvalho é mesmo que:

a-(  )  carvão          b- (  )  animal          c-(  )  árvore   

A ÁGUA é muito importante para a vida no planeta, pois ela ocupa a maior parte da superfície da Terra.

CIÊNCIAS- 
RECURSO NATURAL :ÁGUA    


      Se pudéssemos olhar a Terra de cima, veríamos uma grande esfera azul: é porque o mar toma conta de quase todo o planeta. 
     Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água.

03/06/2013

O QUE É O ENSINO FUNDAMENTAL ? COMO O ENSINO FUNDAMENTAL SE DIVIDE?

A educação básica ou  é o nível de ensino correspondente aos primeiros anos de educação escolar ou formal. Esta denominação corresponde, consoante o sistema educativo que o ministra, a um conjunto específico de anos de escolaridade, correspondendo, na generalidade dos casos, aos primeiros quatro a nove anos.
De acordo com a Classificação Internacional Normalizada da Educação (ISCED), a educação básica inclui:
• Primeiro estágio ou educação primária: correspondente à aprendizagem básica da leitura, da escrita e das operações matemáticas simples;
• Segundo estágio ou ensino secundário inferior: correspondente à consolidação da leitura e da escrita e às aprendizagens básicas na área da língua materna, história e compreensão do meio social e natural envolvente.

Ensino Fundamental    Anos Iniciais - 1º ano ao 5º ano
1º ano-6 anos
2º ano-7 anos
3º ano-8 anos
4º ano-9 anos
5º ano-10 anos

Elaborando uma agenda telefônica para que os alunos trabalhem a ordem alfabética e possam trocar os números entre si.

ELABORAÇÃO DE UMA AGENDA TELEFÔNICA
*ORGANIZAR AS PÁGINAS EM ORDEM ALFABÉTICA;
* DEIXAR QUE OS ALUNOS TROQUEM NÚMEROS ENTRE SI.
OBJETIVOS:*CONHECER O ALFABETO;
*IDENTIFICAR  A ORDEM ALFABÉTICA;
*COMPREENDER A CATEGORIZAÇÃO GRÁFICA E FUNCIONAL DAS LETRAS
Por favor não copie absolutamente nada deste blog sem clara e expressa autorização da autora. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal.

Você é o visitante de número: